Entre ou Registre-se

Incêndios geram reflexos imediatos e futuros para os canaviais e para a saúde das pessoas.

Fonte: Nova Cana

Em um ano de seca extrema, o mais recente reflexo da crise hídrica foram as tempestades de poeira. Conforme noticiado na BBC, o fenômeno que atingiu o interior de São Paulo e também o triângulo mineiro no último dia 26, tem vínculo direto com grandes áreas de solo seco e sem cobertura vegetal.

Ainda de acordo com a reportagem, a região com forte presença do agronegócio dispõe de um dos menores índices de cobertura florestal original do país. A cana-de-açúcar é a principal cultura da área afetada. Além disso, o clima vem prejudicando a produção da matéria-prima do setor sucroenergético. A quebra da safra 2021/22, decorrente da retração da área de plantio, da seca e das geadas também é derivada dos incêndios. Durante os meses de agosto e de setembro, diversas queimadas acometeram as áreas canavieiras.

Os dados deixam esse cenário mais claro. De janeiro até o dia 4 deste mês, já foram detectados 5,33 mil focos de incêndio somente no estado de São Paulo. No acumulado de 2020, foram 6,12 mil focos e, em 2019, 3,07 mil – portanto, 2021 já supera a marca de dois anos atrás. Os números são do monitoramento de focos de incêndio ativos detectados via satélite, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em agosto deste ano, especificamente, foi atingida a marca de 2,27 mil focos de incêndio em São Paulo – a maior quantidade desde 2010 –, contra 1,11 mil de um ano antes e 742 em 2019. Já no mês de setembro, foram verificados 1,66 mil focos de queimadas no estado paulista, superando os 872 casos de 2019. Em 2020, foram 2,25 mil durante todo mês, atual recorde do período, na série histórica iniciada em 1998. Em somente quatro dias de outubro, 34 incêndios foram reportados no estado.

PROTEJA SEUS ATIVOS CONTRA O INCÊNDI0!

Entre em contato conosco através do formulário abaixo.

TEM MUITO MAIS PARA VOCÊ!

VEJA TODOS OS NOSSOS CONTEÚDOS

Tire suas dúvidas com o nosso Consultor!